ORIGEM DA MUSICA
SERTANEJA
Na realidade a música sertaneja do passado chamado como música
raiz teve um grande desenvolvimento nesses ultimos anos abrangendo varias gerações desde dos avós até a presente data com
as crianças, antigamente a musica raiz era tratada com pessoas de simples humildes que residia em áreas rurais e vivia da agricultura para a sua sobrevivência e de sua família e os tempos vagos de sua hora de descanso pega na mãos a viola que é um dos símbolos da musica raiz com letras de uma vivência e de acontecimentos cotidianos do ser humano, essas canções veio fazendo que as pessoas começasse a prestar mais atenção nas letras,pois era uma inspiração e uma maneira de desabafo que se tinha e não havia uma certa coragem para desabafar como por exemplo amores não correspondido, a pessoa amada ter trocado ela por outra pessoa ou motivos que alegrasse como o cantar os passarinhos e a vida no sertão...
O homem do campo conhecido como sertanejo,nascido em terras de chão batido, em meio à natureza e os animais, deixou para as futuras gerações uma das maiores heranças que poderia ter : a música sertaneja que começou a dominar as rádios, TV, eventos e shows por todo o pais.
A música sertaneja nunca teve tanta evidencia e crescimento quanto a presente momento atravessando fronteiras, chegando a internacionalmente em países que não o conhecia esse gênero e ganhando mais fãs a cada dia...
Já foi-se o dia que as cancões sertanejas era um estilo musical que somente nossos avós,pais e pessoas que vivia no ambiente rural apreciava.
Hoje a musica sertaneja ganhou vergantes, ganhou diversas duplas, cantores solos e também ganhou seguidores de todas as faixas etárias. Entre essas gerações de artistas novos estão como : João Bosco e Vinicius, Luan Santana, Michel Teló, Paula Fernandes , Gustavo Lima.
A popularização sempre existiu, mas não com tanta força.
O sertanejo universitário está por todos os cantos, os eventos sertanejos acontecem todos os fins de semana e varias partes do território brasileiro encontrando esse gênero musical.
Tudo começou a um Jornalista chamado Cornélio Pires, que trouxe para o centros Urbanos, em 1910, Cantores de estilos sertanejos. nas suas mãos violas, sanfonas e gaitas.
Mais tarde, por 1922, Mario de Andrade divulgou esse estilo na Semana da Arte Moderna pela 1º vez um grupo de sertanejo.
A viola caipira estava presente misturando ritmos de lundu, cururu, moda de viola e catira. Tanto que em 1924, foi inspiração para o grupo "A Turma Caipira de Cornélio Pires", formadas por violeiros como Caçula e Sorocabinha, e alguns outros tão importantes da Época. Este foi o primeiro registro de um grupo de música sertaneja.
Em 1929, Cornélio Pires desacreditando por uma gravadora, pagou o seu álbum, o 1º sertanejo que em poucos dias esgotou nas lojas e fez as gravadoras se interessasse pela musica sertaneja.
Comercialização das musicas Sertanejas (álbuns)
Alvarenga e Ranchinho, uma das mais importantes duplas sertanejas de todos os tempos, começaram sua carreira na década de 30 e levaram sua música a muitas outras duplas, que se formaram com o tempo.
A.
O violão chegou até o sertanejo em 1939, através da dupla Raul Torres e Serrinha, que também criaram o primeiro programa de rádio dedicado a música sertaneja, o “Três Batutas do Sertão”. Assim, o movimento sertanejo que São Paulo-Minas Gerais passou a crescer em todo país.A comercialização passou a ser maior a partir da década de 80, com a releitura de sucessos internacionais e da Jovem Guarda. As duplas sertanejas nasceram em grandes números, entre elas Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo. Em 1991, Zezé di Camargo e Luciano. Em 2000, Guilherme e Santiago, Edson e Hudson Bruno e Marrone, entre outros.
A NOVA GERAÇÃO UNIVERSITÁRIA SERTANEJA:
A onda da musica sertaneja abriu um publico que antes não havia comentários em universitários como uma opção, Como João Bosco e Vinicius com 19 anos de carreira praticamente, alguns idolos teen da musica como Luan Santana e outras duplas sertanejas que vem se destacando muito como Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Zé Henrique e Gabriel...
Com isso a musica sertaneja passou a ter duas caras: O universitário e o Raiz. Tonico e Tinoco, Tião carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, por exemplos, começaram a diferenciar um estilo do outro para os novos apreciadores e os que já tinha paixão pelo o estilo musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário