11 de abr. de 2013

Gravidez Precoce


Sexualidade é mais do que o que você faz sexualmente com outra pessoa. Ela é um aspecto importante da sua personalidade. 


A sexualidade é uma combinação de muitas coisas diferentes, incluindo as seguintes:

- a pessoa que você acha que é;
- seu corpo;
- como você se sente como homem ou como mulher;
- o modo como você se veste, se move e fala;
- seu modo de agir;
- como você se sente em relação a outras pessoas.

Esta combinação de coisas contribui para definir você como pessoa. Cada pessoa é uma mistura ligeiramente diferente, e é isto que a torna única. O que é certo para uma pessoa pode não ser certo para uma outra.


Lembre-se sempre que não há nada de errado em esperar até achar que você está preparado para entrar num relacionamento sexual, embora outras pessoas possam tentar pressioná-lo(a). É muito importante você se conhecer bem e dispor de todos os fatos necessários antes de entrar num relacionamento deste tipo. 


A gravidez para algumas mulheres é um sonho, um momento feliz em que planejaram o início da família, mas quando não é planejada nem sempre é bem aceita. A adolescência é uma fase de descobertas, de mudanças no corpo, e nos pensamentos, trazendo serias conseqüências a vida e mudanças na rotina de todos os envolvidos, tanto a adolescente, como para os familiares.
A falta de informações ou a imprudência, causada pelos impulsos e impudências dos adolescentes, são as principais causas da gravidez na adolescência.
Engravidar neste período pode trazer muitos riscos à saúde física e psicológica da futura mãe, principalmente se a família não aceita esta gravidez, como também a saúde da criança.
Uma forma simples de se evitar essas situações, é o diálogo, os pais devem instruir os filhos sobre a vida sexual, informá-los dos perigos envolvidos, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis e até a gravidez indesejada, os filhos por sua vez devem informar os pais quando iniciar a sua vida sexual.
Os principais risco vão desde um aborto instantâneo, pela falta de acompanhamento médico e de informações, a ingestão de medicamentos abortivos.
Aborto é crime, por isso por mais duro que seja para a família, o apoio neste momento é fundamental.

Para as adolescentes a conscientização é o primeiro passo para se evitar essas situações, antes de começar sua vida sexual, visite uma ginecologista, tire todas as suas dúvidas e se previna na hora do sexo. O ideal é esperar um pouco mais, já que nesta idade ainda é considerado precoce manter relações sexuais, por isso fique atenta a todas as orientações sobre o assunto.
 fontes: 


http://www.ressoar.org.br/dicas_saude_gravidez_adolescencia_sexualidade.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário